Regras de ouro na formulação de OBJETIVOS!

Na próxima época, sê SMART!

Definir objetivos tem uma relação direta com as nossas ideias de jogo. Como?
Porque as ideias e os princípios servem um propósito: Alcançar um nível de rendimento capaz de fazer a equipa atingir as suas metas (os seus objetivos).

Atenção que os objetivos não são só de resultados! Podes (e deves) definir objetivos relacionados com rendimento. Esses não dependem exclusivamente na bola que bate na barra e entra ou sai e também podem dizer muito sobre o teu processo.

Esta é uma ferramenta importante pois quando estabelecemos objetivos ativamos o Sistema de Ativação Reticular (SAR), isto é, ativamos a capacidade inconsciente de observar e conjugar todos os recursos e todas as oportunidades que nos ajudam a aproximar da nossa meta.

 

 

Um dos modelos mais usados na definição de objetivos é o modelo "SMART":

S (Simples) – Concretos e específicos. Dar significado ao objetivo (ex: o que significa ficar bem classificado?)
M (Mensuráveis) – Que possa ser medido/avaliado.
A (Alcançaveis) - Posso controlar diretamente as tarefas que me levam a esse objetivo?
R (Realistas) - Acredito mesmo que é possível alcançar este objetivo?
T (Temporalmente definidos) - Quando é que vou alcançar ou poder avaliar o meu objetivo, exatamente?

Muitas vezes, quando estabelecemos objetivos, associamos por erro a palavra “Não”. Por exemplo, “não descer de divisão”; “não ficar fora do top 5”; “não ser uma equipa indisciplinada”…etc…

O problema é que o nosso cérebro tem dificuldade em reter a mensagem “positiva” associada a uma frase com conotação negativa, por boa que seja a ideia…
Por isso diz o que queres, não o que quer evitar!

Da próxima vez que estiveres a definir objetivos ou a comunica-los aos jogadores tenta usar expressões positivas e onde possas aplicar o modelo SMART -  ex: “manter nesta divisão, conseguindo ultrapassar os 45 pontos, conquistando 25 deles na primeira volta”.

A utilização de mensagens concretas ajuda-te, e aos jogadores, a não olhar apenas para o curto prazo e a diminuir o impacto de eventuais insucessos no caminho!

Por fim dois conselhos:

  • Escreve os objetivos!
  • Operacionaliza os conteúdos que te vão ajudar a alcançar os objetivos com a utilização da Coach ID!

 

 

Copyright © 2019
COACH ID - Team Sports Management
close linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram