O desafio do novo futebol: ENCONTRAR O ESPAÇO

A intensidade do jogo de futebol aumentou. A evolução dos modelos de treino associados às áreas do conhecimento que gravitam em torno do futebol ajudam a que os atletas estejam cada vez mais predispostos a níveis altos e constantes de rendimento.

Paralelamente, um dos maiores desafios que se colocam aos jogadores (e treinadores) é a capacidade para encontrar o espaço que permitirá quebrar a organização defensiva do adversário.

O posicionamento defensivo com aglomeração de jogadores em determinadas zonas e o pressing efetuado faz com que muitas vezes seja necessário decidir/executar em frações de tempo e espaço bastante reduzidos.

Exemplo?
A fortíssima reação à perda da bola do Liverpool de Klopp: o campo para o adversário fica pequeno, muito pequeno!

Guardiola, por outro lado, tem sido um dos maiores impulsionadores na criação de dinâmicas ofensivas que permitam encontrar espaços de progressão para o seu jogo posicional (exemplo da regra do 3º homem ou do posicionamento interior dos laterais na construção a partir de trás).

Esta semana, a COACH ID propõe um exercício específico de 5v5 onde o fundamento inicial é fundamentalmente a procura de espaço e, de seguida, uma progressão representativa (8v6 + GR) da forma de jogar que nos leva a tentar encontrar espaço de penetração numa estrutura defensiva baixa utilizando a entrada de jogadores de 2ª linha.

 

Descrição: Jogo com 4 balizas. A equipa em posse pode atacar as 4 mas não pode marcar duas vezes seguidas na mesma.
O golo é válido se um colega recebe no lado oposto.CP: variação do lado do jogo; Fluidez na circulação; Movimentos de ruptura para receber bola no espaço

 

Descrição: 8v6 + GR
Ação ofensiva da equipa preta que procura, utilizando a vantagem numérica, desposicionar a estrutura defensiva + 2 MC do adversário com o objetivo de encontrar espaços de penetração no sentido da baliza, conferindo aos médios ofensivos e aos defesas laterais a liberdade de atacar o espaço na profundidade vindos de trás.Se os laranjas recuperam a bola, tentam finalizar rapidamente em duas balizas, protegidas pelos movimentos de cobertura do pivô.

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram