Exercício da semana - Meinho posicional + procura profundidade

O exercício que a Coach ID propõe aos treinadores esta semana é uma adaptação do conhecido jogo de "Meinho" mas com princípios táticos inerentes sobretudo à ligação entre setores em posse de bola.

O propósito passa por, numa primeira fase, melhorar a capacidade da equipa para reter a bola em sua posse para que, na segunda fase, seja possível entender o espaço que se gera pela atração do adversário pela bola.

 

EXERCÍCIO 1

Descrição:

- Equipa posicionada numa estrutura identificativa do sistema de jogo. No exemplo acima é um a representação do 4-3-3 (dois defesas centrais; dos jogadores de corredor, laterais ou médios-ala; três médios centro e um ponta-de-lança).

- Na primeira fase, sempre que a equipa em posse efetuar 12 passes consecutivos sem perder a bola (1/2 toques) o grupo que está a defender mantêm-se no meio mais uma vez. Quem perde a bola vai ao meio em troca com quem a recuperou.

Com este exercício trabalhamos a um nível mais micro (pode ser utilizado como ligação entre o aquecimento e a fase fundamental)  a perceção espacial, posicionamento corporal, tomada decisão ou referências posicionais. Podemos ainda introduzir regras que levem os jogadores a utilizar:

A) Padrões próprios da equipa na fase de construção (exemplo - bola inicia sempre dos jogadores mais recuados);

B) Ações que queremos "proibir" na ligação entre setores (exemplo - 1º passe de ligação nunca deve ser ao médio defensivo pois será alvo de forte pressão. A construção na 1ª fase deverá ser por fora; etc....)

 

EXERCÍCIO 2

Descrição:

- Colocação dos jogadores perto das suas posições em campo. Sempre que haja uma troca com um jogador que está a defender pode ocorrer que este entre para uma posição longe da sua. O treinador pode optar por manter momentaneamente assim ou trocar rapidamente com outro jogador que esteja na equipa que ataca.
- Após completar um mínimo de 8 passes, a equipa em posse deverá encontrar um jogador (preferencialmente dos mais avançados) a romper a linha defensiva simbolizada no tracejado. Se o conseguir ganha 1 ponto e o grupo adversário terá de ficar mais uma vez no meio.
- Como queremos que haja uma progressão desde a 1ª fase de construção, a bola sairá jogável sempre a partir dos DC.
- Podem ser introduzidos outros elementos táticos representativos da ideia do treinador. Por exemplo, se se pretende que os médios ofensivos rompam linhas em profundidade vindos de trás, podemos valorizar esse movimento com 2 pontos ao invés de 1 e fazer com que, se acontecer, o adversário tenham que ficar 2 vezes extra no meio...

 

Através desta progressão conseguimos aumentar a complexidade do exercício, o que servirá de suporte a tarefas posteriores que terão sempre em vista princípios de jogo associados à ligação entre setores em posse de bola, sempre tendo em mente que essa posse só é útil se/quando atrair o adversário onde nós queremos para depois encontrar-mos o espaço que pretendemos explorar.

Gostaste deste exercício? então entra na tua conta Coach ID e começa já a desenvolver os teus conceitos de jogo através dos exercícios (contextualizados) que crias para as tuas sessões!

Entra na tua conta aqui>>>

 

Copyright © 2019
COACH ID - Team Sports Management
close linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram