Os circuitos de treino desde sempre fazem parte da tipologia de exercícios que os treinadores podem usar para desenvolver as capacidades das suas equipas.
Normalmente associados à estimulação de uma ou mais capacidades físicas, estes exercícios podem também ser utilizados para melhorar ações técnico-táticas, mais ou menos complexas, que concorram para alguns comportamentos que pretendemos ver evidenciados na nossa equipa.
Assim, contextualizámos um exercício de treino que se utiliza de 3 estações distintas, com os jogadores distribuídos por posição, para promover comportamentos onde não tivemos sucesso no último jogo.
Na prática:
Assim, o exercício criado visa colmatar os problemas identificados de indole específica e representativa.
O circuito permitirá aos jogadores uma identificação clara do pretendido em ações de pouca complexidade.
O mesmo poderá, por isso, ser enquadrado num MD +2.
Descrição:
Equipa dividida em sub-grupos que desenvolvem ações específicas e representativas da forma de jogar:
1 - Quadrado central: Composto por médios centro e defesas centrais. Situação 4x2 em que o grupo que está no meio tenta evitar passe interior. Sempre que acontece, perdem um ponto. Após 1 min troca o grupo no meio.
2 - Zonas exteriores: Composto por defesas laterais e médios-ala. Ligação entre os dois setores + passe interior + progressão nos espaço de quem vem de trás e bola na profundidade. A ação termina com cruzamento para uma baliza pequena. A rotação é feita de A para B e de B para C. Uma vez à direita, outra vez à esquerda. No total cada jogador deverá ter executado 6 movimentos de profundidade.
3 - Finalização: Composto pelos médios ofensivos e avançados. Movimento de ataque à bola vinda de passe lateral + recuperação defensiva (voltar ao inicio) + finalização do outro lado. Termina a ação quando o jogador tiver efetuado 4 remates. Cada um deverá passar 4 vezes pela posição de finalização
Num dia de jogo +2 (MD +2) a recuperação dos jogadores não é absoluta e o exercício proposto apresenta ações de intensidade com grande componente excêntrica. Ainda assim, o tempo de pausa (ativa) é elevado e devemos ter em conta novas propostas que indicam ser importante que, durante o periodo de recuperação, se dê ao atleta pequenos estímulos semelhantes à intensidade da competição , fundamentalmente devido à resposta fisiológica que provoca uma aceleração do processo regenerativo.
Fica a proposta para reflexão.
E tu, utilizarias um exercício por estações para desenvolver princípios de jogo na tua equipa?
Cria a tua biblioteca de exercícios e associa-os aos princípios do teu modelo de jogo.
Entra na tua conta em https://app.coachidapp.com
Após preencher os seus dados irá receber um e-mail de validação que deve confirmar (ou código se o registo for feito através da app para tablets)
Será então direcionado para o software onde deverá preencher a época desportiva (p.ex: 2019/2020).
O passo seguinte será criar a sua equipa.
A partir daí, é explorar as inúmeras funcionalidades da Coach ID.
Recordamos que tem 15 dias de utilização gratuita!
After entering your information you will receive a confirmation email (or code if you register using the app for tablet)
You will then be directed to the software where you can complete the sports season (ie. 2019/2020).
The next step will be to create your team.
From there, you can start exploring all the features that Coach ID provides.
Remember, you have a 15 day free trial!