Questão 2. Como preparas o próximo jogo?

Será que é possível ganhar todas as semanas?
Sem dúvida! O segredo chama-se Preparação...
Mas atenta na seguinte frase: "Vence todos os dias e nunca sairás como derrotado".

E vencer todos os dias não é difícil.
Apenas exige que te entregues ao teu processo de treino com intensidade e acima de tudo o tornes coerente.
​Coerente entre aquilo que dizes e aquilo que fazes.
Coerente entre aquilo que são as tuias ideias para a equipa e e forma como lhes dás corpo, ou seja, como as pões em prática.

Para que isso aconteça, lá está, com coerência, a tua planificação semanal não deve ser estruturada "conforme o vento". Numa ótica de planificação por microciclo, é importante logo numa primeira fase perspectivar o produto final, ou seja:

  • Entender o que resultou do último jogo
  • Perceber o que há que melhorar para o próximo jogo mas já encadeado com os problemas que o adversário nos vai colocar.

E depois é uma questão de distribuir os conteúdos pelos diferentes dias e estabelecer que exercícios vão se utilizados.

​Exemplo para um microciclo com 4 unidades de treino:

 

Nesta semana os conteúdos de treino serão distribuídos preferencialmente como demonstra o gráfico anterior e divididos pelas 4 UT que antecedem o jogo (template Coach ID app):

 

Exemplo para unidade de treino (-3) - Quinta-feira:

Objetivo principal: Potenciar o momento de transição defensiva, conquistando rapidamente a bola ou obrigando o adversário a jogar por trás (sem progressão).

Exercício 1.

Descrição: Meinho 4v2 (+2). Limite 2 toques por jogador. Exercício onde trabalhamos fundamentalmente os momentos de transição DF-AT e AT-DF.
Jogadores que estão no meio tentam recuperar a bola e, caso o consigam, ligar aos 2 jogadores da sua equipa que se movimentam por fora da área de jogo. Caso o consigam garantem 1 ponto.
Equipa que esta na posse de bola deve, ao perdê-la, fechar imediatamente o espaço e tentar recuperar a bola para que o adversário não ligue o passe. A cada 2 minutos troca o grupo que está no meio. Exercício que promove igualmente aspetos táticos como coberturas defensivas e implica manifestação do sistema anaeróbio láctico em regime de tensão/força (aos 2 do meio).

_________

Exercício 2.

Descrição: Exercício de posse de bola 8x8. Não necessária estrutura posicional (quer-se introduzir o principio da rápida reação à perda). Equipa que perde a bola tem 7 segundos para a recuperar, caso contrário vale ponto ao adversário. Bola sai sempre da mesma equipa durante um período.

_________

Exercício 3.

Descrição: Exercício de posse de bola 8x8. Sempre a mesma equipa a sair em posse durante todo um período. Ao perder a bola, rápida reação e fecho dos espaços de progressão ao adversário que fará o número de pontos indicados (1,2 ou 3) consoante a zona onde consegue colocar um jogador a receber "fora do espaço", ou seja, da. zona de pressão.

Com estas regras estamos também a dizer aos nosso jogadores que, acaso o adversário consiga sair da zona de pressão, há zonas mais importantes a proteger, algo que classificamos com pontos. Se o adversário sai da pressão "por trás" ganha 1 ponto, mas se consegue sair em profundidade rompendo a nossa organização defensiva ganha 3 pontos.

_________

A Coach ID, mais que um software, é uma filosofia que procura ajudar os treinadores a pensar e sistematizar o seu processo com critério. Não damos receitas, antes propomos uma reflexão sobre os temas que "assaltam" diariamente a cabeça dos treinadores de futebol.

Continua conosco e caso queiras tirar partido do software basta registares-te ou entrar na tua conta em https://app.coachidapp.com

Continuação de bom trabalho!

Copyright © 2019
COACH ID - Team Sports Management
close linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram