Exercício da Semana: Recuperação de bola e saída em ataque rápido

Acácio Santos, treinador principal do União de Santarém e co-fundador da Coach ID, traz-nos um exercício de recuperação de bola e saída em ataque-rápido.

Trata-se de um exercício de transição ofensiva, de conquista da bola num espaço definido e saída em profunidade para aproveitamento do espaço livre. 

É uma situação de 5 contra 4 mais o guarda-redes, e, normalmente, efectuada à Quarta-Feira.

Porquê? Porque é um dia de maior tensão, logo, de contração muscular e, porque é um dia que está mais longe do jogo, para além de também estar com algum período de repouso e de descanso em relação ao último jogo considerando, por exemplo, o domingo. Portanto, feitas as contas, estamos a falar de um -4, ou um -3, consoante o dia do jogo.

Mas, em termos práticos, é um exercício de tensão, em que existe um espaço definido, que tanto pode estar mais à direita do campo, no corredor central, no corredor esquerdo, como também pode estar em várias zonas.

O que é que isto quer dizer? Que o jogador laranja, portador da bola, tem de entrar no espaço e fazer golo nas 3 balizas, onde recebe uma oposição de dois jogadores. Estes jogadores têm de respeitar a posição básica defensiva e, também, aquilo que é a cobertura do outro homem, do homem que não está a pressionar o portador da bola.

Ao conquistarem a bola podem os dois azuis sair, tal como o laranja, desta zona definida. Há, portanto, aqui,  imediatamente, um grande momento de tensão. A partir do momento que saem, tem de haver uma rápida leitura da situação, o aproveitamento do espaço, e um passe a explorar o espaço livre deixado pelo adversário, e progressão para finalização.

O que se pede aos azuis é que sejam muito rápidos e eficazes na concretização do golo.

 

 

Eficácia! 

Contexto!

Dia de tensão!

Ou seja...

Elevada tensão muscular, contração, ações curtas e ações fortes e explosivas. Estamos a trabalhar força e com um número reduzido de jogadores para se alcançar o objectivo. Temos uma adequação  aquilo que é o posicionamento dos jogadores e o estímulo concreto durante o jogo. 

Este é um exercício simples, mesmo envolvendo alguma complexidade, completo, e que estimula os jogadores nas suas necessidades. 

Forma do Exercício:

  • 5 x 4 + Gr

Objetivo:

  • Conquista da bola num espaço definido
  • Saída em profundidade para aproveitamento do espaço livre
  • Leitura rápida
  • Aproveitamento do espaço
  • Progressão para finalização

Regras:

  • Jogador laranja que tem a bola tenta entrar no espaço e fazer golo nas três balizas, onde recebe uma oposição de dois jogadores
  • Os jogadores que fazem oposição têm de respeitar a posição básica defensiva e a cobertura do homem que não está a pressionar o portador da bola
  • Ao conquistar a bola, os dois azuis podem sair, como também o laranja, da zona definida

 

Dia do Exercício : DJ - 4 (com jogo ao Domingo. Dia de maior tensão e contração muscular)

Copyright © 2019
COACH ID - Team Sports Management
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram